Comunicar a inovação é pauta de empresas líderes

Faça você mesmo o teste: acesse agora qualquer grande portal ou revista online e veja se não existe pelo menos uma citação a qualquer uma destas quatro gigantes da tecnologia na última semana: Apple, Google, Twitter e Facebook. Certamente você encontrou alguma matéria, link, ou nota. O que elas têm em comum fora isso? Inovação.

 

Apresentar inovações é quase tão importante quanto investir nelas. A produção, programação e execução de projetos são partes essenciais para o funcionamento de uma empresa, mas anunciar os feitos é o que vai garantir o caráter de investimento constante no que é novo e melhor no seu negócio.

 

Construir uma imagem não é tarefa fácil, mas para isso, contar com diferentes estratégias de marketing é essencial para reconhecimento do mercado e para garantia de terreno.

 

Além do mais, é preciso definir qual o seu perfil e o perfil de seu negócio. Por exemplo, a Apple tinha seu guru, Steve Jobs, e tudo que fosse relacionado a ele gerava comentários. Por sua vez, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg teve sua história transformada inclusive em filme, portanto, todos sabemos quem são os dois. O investimento destas empresas foi em associar o nome de seus diretores a suas marcas, dando rosto e voz ativa aos seus negócios. A ação deu certo: é impossível e certamente será por muito tempo citar qualquer produto da Apple sem mencionar Jobs, inclusive post mortem.

 

Esse todo mundo conhece, nem precisava da indicação!

 

Já Google e Twitter, apesar de serem conhecidas do grande público, não investem na imagem de seus sócios como de suas próprias empresas. Aliás, o Google consegue ser eleito como melhor lugar para trabalhar, ditador de novas tendências, e mesmo assim, não associa nenhuma novidade ao seu núcleo corporativo. O Twitter também: pioneiro absoluto nos novos rumos das redes sociais, o passarinho azul é um dos serviços mais utilizados, mas seu criador, Jack Dorsey, não tem a metade da exposição de Zuckerberg.

 

Você sabe quem é? Sem legenda e referência é quase impossível saber que esse é um dos co-fundadores do Twitter, Jack Dorsey.

 

Conheça seu mercado. Converse com seu público-alvo. Ações de comunicação são o que vão determinar para onde seus passos devem ir, e como sua exposição deve ser feita. Com rosto ou com produto à mostra, o importante é comunicar com sabedoria.

Posts relacionados:



Deixe uma resposta