Não é propaganda. É conteúdo.

A publicidade que a Walmart Brasil tem veiculado, insiste: “Não é propaganda, é pesquisa“. Na voz confiável de Marieta Severo, a frase tem seu poder duplicado. O comercial informa que por meio de pesquisa encomendada pelo Instituto Datafolha, o valor de produtos na rede de supermercados são os mais baratos do País:

 

 

A estratégia, eficiente do ponto de vista publicitário, traz à tona uma reflexão: qual a vantagem competitiva mais atraente para valorizar sua marca?

 

 

É verdade que campanhas meramente propagandistas perderam um pouco seu brilho, a não ser quando são  realmente inovadoras. A credibilidade de uma notícia, por exemplo, não pode ser comparada a veracidade proposta em um comercial. Para isso, empresas investem em serviços de assessoria de imprensa para fomentar a comunicação e buscar um caminho mais estável com o cliente.

 

A assessoria, serviço que busca visar marcas, empresas e serviços no mercado, quando bem executada, é um canal direto entre mídia e mercado. Com informações pertinentes e pautas inovadoras, transmite a estabilidade e solidez de determinado nome.

 

A qualidade percebida, um dos prinicpais atributos do marketing eficiente, é também norteadora da eficácia na assessoria de imprensa. É a partir dela, que relacionamos pontos positivos não somente com especificações e atribuições de um produto, e sim, com sentimentos intangíveis a respeito de uma marca. Por isso, a assessoria é um dos braços mais importantes da Fabulosa Ideia: buscamos comunicar, encantar, relacionar, mas com um embasamento forte, que é o conteúdo.

 

 

Porém, para que o andamento do trabalho tenha sucesso, é essencial a prospecção de assuntos pertinentes à sociedade e aos veículos. Sabemos que nenhum comercial apaga um dado, e por isso a importância de informações concisas, explicativas, que agreguem valor aos consumidores.

 

O caso da Walmart explica que, por ser pesquisa, a informação é muito mais valiosa que qualquer promoção. E é verdade! Afinal, comunicar que em 85% das lojas da Walmart analisadas, o valor da cesta básica é mais barato do que na concorrência, é sim, motivo para alarde. Maior que qualquer feirão ou desconto, a informação ainda tem um valor mais alto. Não saia anunciando, saia noticiando.

Posts relacionados:



Deixe uma resposta