5 dicas para melhorar mensagens de marketing

Linguagem clara é essencial na hora de despertar o interesse para o seu negócio.

 

Como em todos os relacionamentos, as pessoas querem comunicações diretas e honestas. De acordo com Joseph Kimble, autor de Writing for Dollars, Writing to Please: The Case for Plain Language in Business, Government, and Law, 84% dos consumidores estão dispostos a confiar em empresas que usam linguagem transparente.

 

Por isso, reproduzimos aqui cinco dicas, publicadas pelo Entrepreneur, para você não errar na hora de se comunicar com o seu público.

 

1) Esclareça pensamentos. O primeiro passo para uma linguagem compreensível é o pensamento claro. Antes de escrever qualquer mensagem comercial, reserve um tempo para relacionar pontos-chave sobre sua empresa.

 

Você pode descrever seu produto ou serviço de forma clara e sucinta? Que qualidades diferenciam suas ofertas das outras empresas do setor? Como os clientes poderão se beneficiar? Se você não pode responder a estas perguntas sem hesitar, então a sua mensagem ainda não está pronta

 

 

2) Potencialize descrições. Através de suas palavras, você pode transmitir ação. Para criar promoções com impacto, por exemplo, exclua sequências de adjetivos.

 

Além disso, tente evitar descrições como “quente” e “melhor”, que perderam seu significado. Identifique as vantagens específicas de produtos e serviços e transmita um senso de urgência como “Economize tempo e dinheiro agora”.

 

 

3) Desperte a imaginação. Palavras e mensagens claras tem a capacidade de criar figuras na cabeça das pessoas. E essas imagens, por sua vez, passam para os clientes que há toda uma filosofia, um sentido por trás do seu negócio.

 

Mensagens que falem sobre “nossa equipe organizada” e “empenho em satisfazer o consumidor” conectam o cliente com imagens de humanidade e compromisso.

 

 

4) Simplifique frases. Através de uma linguagem simples você pode ajudar os leitores a entender o seu negócio. Complexidade e desordem fazem o processamento de informação ser muito difícil. Faça seus pensamentos fáceis de digerir usando palavras que os leitores reconhecem, ao invés de remetê-los ao Google para descobrir do que, afinal, você está falando.

 

 

5) Refina rascunhos. Após a elaboração da sua promoção, reveja o texto com objetividade. Processe a informação como se você fosse um cliente. Corte toda a palavra que está confusa ou desnecessária. Simplifique e aperfeiçoe cada palavra para ajudar a espalhar a sua mensagem.

 

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