A campanha da Pringles e o risco dos memes

O anúncio é ligeiramente divertido, mas isso não importa.

 

O que interessa é que o Tumblr One Tiny Hand se tornou muito popular nos últimos dois meses e que, ao que tudo indica, a Pringles “pegou” a ideia da “mão pequenina” e usou na sua nova campanha publicitária.

 

O comercial, feito pela agência mexicana Grey deixou os fãs do Tumblr irritados por simplesmente roubar a ideia e adaptá-la ao formato publicitário.

 

Para quem não conhece, o One Tiny Hand tem feito sucesso nos últimos meses postando imagens de personalidades e usando o photoshop para deixá-las com uma das mãos bem pequenininha, criando situações divertidas.

Enquanto isso, o comercial tenta criar uma explicação para o interesse em ter apenas uma das mãos em tamanho reduzido: conseguir pegar as Pringles da embalagem sem precisar virá-la.

 

 

Com um pouco menos de barulho, aqui no Brasil a Dm9 usou a ideia do Tumblr YES-BUTNO para criar a campanha “Sim, Eu Sou Carioca”.

 

Ao contrário do YES-BUTNO, que apresenta uma série de frases prestes a derrubar estereótipos e juízos de valor, a agência usou a ideia para reafirmar conceitos sobre a cidade maravilhosa.

 

O maior problema, segundo os internautas, é que a agência sequer teria citado o nome do Tumblr como fonte de inspiração.

 

Outra que chamou atenção no início do ano foi a ação no Facebook da concessionária Orca Chevrolet, de Belo Horizonte, que se utilizou de memes para divulgar ofertas da marca.

A concessionária teria sido a primeira no ramo a se utilizar de memes em uma campanha publicitária.

 

Alguns dias depois, o Facebook da Fiat Automóveis Brasil divulgou uma imagem semelhante a essa campanha, o que foi considerado mero acaso pela agência.

Resumindo toda a história, utilizar um buzz ou meme em campanha publicitária pode ser uma boa ideia, pois acaba sendo um modo mais engraço e descontraído de divulgar ofertas, uma vez que seu poder de viralização é muito grande. Por outro lado, há sempre o risco de os fãs do meme ou da “ideia original” receberem mal e rechaçarem a campanha.

 

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