Dia III – #CPBR5: Motivação é o que alimenta o conteúdo colaborativo

Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Branded Content, Conteúdo Digital. Essas são expressões que constantemente você vê por aqui no blog da Fabulosa Ideia por um simples motivo: acreditamos que elas são as grandes agregadoras entre consumidores e marcas, clientes e empresários, amigos e amigos.

 

Pois o destaque da quinta-feira na Campus Party 2012 foi a palestra do gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, Kul Wadhwa (@thekulway). O cara mandou muito bem falando sobre a criação de conteúdo colaborativo.

 

Carregando toda a experiência adquirida no Wikipedia, ele explicou que o mais difícil é motivar as pessoas. “A Internet permite quebrar barreiras e fazer muitas coisas. Eu mesmo não era um jovem genial, como os que existem hoje. Apenas queria explodir coisas no laboratório de química e mostrar para as pessoas como eu fazia isso”, conta.

 

 

Kal falou sobre três grandes projetos que desenvolve. Um deles, e o mais conhecido de todos, é a Wikipedia, a enciclopédia colaborativa que revolucionou o modo de compartilhar conhecimento. Eles conta que é preciso dar o máximo de possibilidades e ferramentas para que as pessoas sintam-se motivadas para colaborar e a Wikipedia investe para que o processo fique cada vez mais simples e mais fácil.

 

Para resolver o problema da motivação, a Wikimedia Foundation investe no Collabkit, um projeto que desenvolve um trabalho com as crianças, para que elas cresçam acreditando na cultura colaborativa. “Quanto mais cedo mostrarmos a força da colaboração, as pessoas entenderão como é importante pode controlar a informação”, justifica.

 

Depois de gerar conhecimento (Wikipedia) e apostar no aprendizado disso desde a infância (Collabkit), é hora de agir. Para isso foi criada a Ayoudo, a rede social que mobiliza grupos de pessoas e estimula o engajamento delas em ações específicas.

 

 

 

Basicamente, tudo isso se resume em três palavras: pessoas, tecnologia e motivação. A globalização e a inovação tecnológica estão provando mudanças no mundo e os brasileiros são uma inspiração para essas ações, já que lá fora, somos muito conhecidos por sempre achar uma forma de fazer o que queremos.

 

No final, convites que repasso para vocês:
1 – Que tal colaborar mais com o Wikipedia? Brasileiros estão entre os que menos contribuem com o site.

 

2 – As crianças são mesmo o futuro. Vamos investir na educação e na criação de uma cultura colaborativa?

 

3 – Faça alguma coisa! Entre no Ayoudo (http://ayoudo.com/) e escolha uma ação ou peça ajuda para alguma coisa.

 

O final de semana está chegando, mas a cobertura fabulosa da CPBR5 não para: você segue acompanhando tudo o que acontece por lá em nosso Facebook e também pelo Twitter. Ah, e na segunda-feira ainda pode conferir um resumão de tudo de bacana que aconteceu no evento aqui!

 

(Por Márcia Breda, correspondente fabulosa direto da Campus Party)

 

Posts relacionados:

>>> Dia I – #CPBR5: Você é feliz nas redes?

>>> Fabulosa Ideia presente na Campus Party!

>>> Dia II – #CPBR5: Twitter contra o terremoto

Posts relacionados:



Deixe uma resposta