Fanpage da Ruffles sofre ação de hackers: atenção na segurança

No início do ano falamos aqui no site sobre uma ação super bacana da Ruffles para gerir uma crise nas redes sociais.

 

Para contornar críticas a respeito da quantidade de ar dentro de suas embalagens, a empresa postou em sua fanpage o infográfico “Saco de ar? Isso é mito” explicando o motivo que leva o produto a ser produzido de tal maneira.

Pois uma postagem realizada ontem à noite na fanpage da Ruffles chamou a atenção de vários internautas e deixou várias dúvidas: seria mais uma campanha curiosa da empresa? Ação de hackers? Ou ainda, obra de algum funcionário irritado?

O post ficou cerca de meia hora no ar e foi logo deletado.

 

De acordo com Fabiana Faria, gerente de conteúdo na agência responsável pela manutenção da fanpage, trata-se de um caso de hackeamento do Facebook.

 

Ela explicou no grupo Entusiastas da Social Media do Facebook que alguém hackeou a conta da Ruffles através do perfil dela e que foram deletados todos os administradores exceto a própria Fabiana.

“Entrei no meu Facebook, naveguei um pouco, entrei em Ruffles normalmente. De repente, o Facebook travou e disse que a senha estava incorreta. Meu e-mail também fechou e deu a mesma mensagem. Na hora, consegui reaver o Facebook, mas o e-mail não”, detalha Fabiana.

 

A má notícia para os administradores de fanpage é que ninguém está a salvo: se um hacker focar em um administrador e conseguir a senha poderá excluir os demais administradores, adicionar novos e até mesmo excluir a página.

 

Por isso sempre é bom lembrar de algumas dicas básicas de segurança no Facebook:

 

1. Mude sempre a senha e use uma diferente para cada serviço;
2. Remova o máximo de aplicações pois elas deixam o seu perfil mais vulnerável;
3. Remova o spam;
4. Tenha cuidado com os likes de interesses, alguns servem de veículos de transmissão de vírus;
5. Se o seu perfil foi atacado, denuncie o facto para o privacy@facebook.com;
6. Use um antivírus;

7. Faça logout;

8. Use uma senha difícil.

 

Por fim, uma boa alternativa para reforça ainda mais a segurança é cadastrar um número de celular e só permitir o login depois que um código enviado para ele seja digitado na hora de entrar na sua conta.

 

Assim, sempre que alguém tentar acessar a sua conta de um dispositivo desconhecido, vai precisar estar com o celular cadastrado próximo para receber e informar o código na hora.

 

As medidas de segurança podem até dar um pouquinho mais de trabalho, mas ainda assim é melhor prevenir do que tentar consertar o estrago depois, não é mesmo?

 

Posts relacionados:

>>> Não é propaganda. É conteúdo.

>>> O que responder aos clientes nas redes sociais

>>> Como as marcas são expostas nas redes sociais

Posts relacionados:



Deixe uma resposta