Fanpage: qual é o dia certo para postar?

Se você possui uma fanpage, provavelmente já sabe o quanto é importante maximizar “likes” e comentários, ou seja, torná-los visíveis para seus fãs.

 

E parte da estratégia para conseguir engajamento envolve saber quais os dias da semana em que as pessoas estão mais interativas. Mas atenção, não adianta saber qual o melhor dia da semana para postagens na rede, pois esse é um dado global.

Por isso, na hora de pensar nos melhores dias para envolver seus clientes no Facebook, vale a pena lançar mão de algumas dicas publicadas pelo Mashable. Dá só uma conferida:

 

– Analise os dias em que seus fãs interagem mais:  uma pesquisa recente indicou que o dia mais sensível para as páginas de alta-costura de uma marca é quarta-feira, enquanto o dia mais sensível para as páginas da marca de roupas ao ar livre é quinta-feira.

 

Qual é a importância de saber disso? Talvez o melhor dia para a sua empresa seja domingo, e este não costuma ser o dia em que os posts são criados. Infelizmente, parece que as mensagens comerciais não são baseadas nos dias mais sensíveis, mas apenas na convivência ou coincidência.

 

– As postagens devem ser convenientes para o cliente e não para você: nem sempre os dias em que temos o maior número de mensagens coincidem com os dias em que há mais “likes” na página. Observe o caso da Chanel:

 

Volume de postagens:

 

Volume de “likes” por post:

 

De acordo com os gráficos, os fãs da Chanel são mais sensíveis aos sábados, porém este é segundo dia de menos posts na semana. Muito provavelmente, o social media não está trabalhando naquele dia, e ninguém está agendando mensagens.

 

Sem perceber a marca está perdendo vários “likes” e comentários, o que naturalmente prejudica a sua visibilidade. Isto evidencia que você não deve postar mais quando é conveniente para você, mas quando seus fãs são mais sensíveis.

 

– Como maximizar os dias mais atraentes

1. Vá para as estatísticas da fanpage e clique em “likes”;

2. Clique em dados de exportação. Escolha postar dados de nível, em seguida, selecione ao menos um intervalo de dois meses para que você tenha uma boa amostra;

3. Salve os dados e abra no Excel;

4. Não há uma maneira rápida no Excel para separar grupos por dia da semana, mas com um pouco de trabalho manual, você pode encontrar uma média de tráfego por dia da semana.

 

E claro, tem aquela dica atalho: se um de seus concorrentes está fazendo um trabalho muito melhor no sentido de conseguir “likes” e comentários, você pode tentar seguir o exemplo. Talvez a análise dos dias da semana que a concorrência posta e a qualidade do conteúdo, possam lhe mostrar o caminho das pedras, ou melhor, dos “likes”.

 

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