Redes Sociais: profissões em alta em 2013!

A Revista Exame consultou 11 especialistas e chegou a uma lista de 30 profissionais que devem ser super requisitados no próximo ano.

 

E a boa notícia é que quatro profissões relacionadas à produção de conteúdo web e às redes sociais apareceram na relação. Confere a lista:

 

1) Analista de SEO

 

Por que é promissora? Para se destacar no sistema de buscas do Google (ou outras ferramentas do tipo disponíveis na internet), os sites precisam ser elaborados (e alimentados) com base nos fundamentos de SEO (Search Engine Optimization).

Perfil: Não há uma formação específica para a área, mas os profissionais costumam ser oriundos das áreas de TI e conteúdo. É essencial estar sempre atualizado com as regras do Google para a área.

 

Salário: varia de acordo com o projeto.

 

 

2) Especialista na área de Mobile Marketing

 

Por que é promissora? O setor de mobile marketing ainda engatinha no Brasil, mas tem tudo para viver um período de expansão no próximo ano graças à popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis.

Perfil: “O profissional tem que entender como funciona o mercado de mobile marketing, quais quais são os principais publishers e, principalmente, como se posicionar neste meio de acordo com a marca”, afirma Leandro Kenski, CEO da Media Factory.

 

Salário: não informado.

 

 

3) Profissional da área de Links Patrocinados

 

Perfil: De acordo com Kenski, o profissional desta área tem um perfil mais analítico e estratégico. Além de um bom relacionamento com o cliente, ele precisa ser ágil – já que é possível monitorar os resultados de uma campanha praticamente em tempo real. Requer domínio das ferramentas de links patrocinados e certificação em Google AdWords Certification e Yahoo! Search Marketing.

Por que é promissora? Com relação ao mesmo período do ano passado, o investimento em links patrocinados cresceu cerca de 30%. E a tendência, segundo Leandro Kenski, CEO da Media Factory, é que o mercado continue quente no próximo ano.

 

Salário: não informado.

 

 

4) Analista de mídias sociais

 

Por que é promissora: Boas estratégias no meio digital, principalmente no que diz respeito à presença nas mídias sociais são fundamentais para o sucesso das empresas. “O mercado digital está em total ebulição e o escopo do gerente de mídias socias abrange toda a atuação da empresa off e on-web”, diz Celia Spangher, diretora de gestão do Talento da Maxim Consultores.

Perfil: formação em marketing, relações públicas, jornalismo e áreas afins. “Inglês fluente também costuma ser mandatório”, diz Celia. Pró-atividade, liderança de projetos, experiência no monitoramento e geração de conteúdo para as comunidades nas redes sociais fazem parte da atuação deste profissional. “É desejável experiência com Facebook Insights, Google Analytics e outras plataformas de análise”, diz Celia Spangher, da Maxim.

 

 

Salário: varia entre R$ 8 mil e R$ 15 mil, dependendo do porte da empresa.

 

Posts relacionados:

>>> Usuários do Twitter visitam mais lojas online e… compram mais!
>>> Aumente o engajamento nas fan pages com notificações e listas
>>> 4 formas das redes sociais auxiliarem seu trabalho em 2013

Posts relacionados:



Deixe uma resposta