Vídeos no Pinterest: sua marca muito além da imagem

A rede social mais falada do momento, o Pinterest, parece não cansar de buscar melhorias para o site. A novidade dessa vez é uma parceria com a empresa de compartilhamento de vídeos Vimeo.

 

O Pinterest já aceitava vídeos do YouTube desde agosto de 2011, mas a nova parceia com o Vimeo faz sentido: os vídeos do site estão sendo indexados pelo Google em uma taxa ultra rápida.

No final de março, o Google tinha indexado 1.170 vídeos Pinterest. Em meados de abril, esse número saltou para 5.870 resultados de vídeo – um aumento de mais de 500% em apenas três semanas.

 

Para marcas e comerciantes a hora agora é de começar a olhar para o Pinterest como uma arma de marketing de vídeo. E para dar uma mãozinha na formatação dessa estratégia, reunimos aqui algumas dicas publicadas pelo Mashable para você tirar o máximo proveito do uso do vídeo no Pinterest.

 

1. Personalize as imagens em miniatura

 

Miniaturas de vídeo que estão bem fotografadas, com toque de produção de arte, chamam muito mais atenção. Nesse aspecto, o Vimeo oferece uma solução muito melhor onde você pode enviar sua miniatura personalizada.

Se o vídeo mostra um produto da empresa, considere configurar a imagem contra um fundo branco. Se representar uma ideia, encontre um visual que ofereça uma maneira única de mostrar o tema. Seja qual for a opção, certifique-se de que a imagem é claramente vista em tamanho miniatura, e não é obscurecida pelo botaão “Play”.

 

2. Crie vários boards para vídeos

 

Não caia no erro de manter um board único para vídeos. Crie vídeos que cubram uma ampla gama de interesses e sejam distribuídos em várias categorias, ao invés de manter todos eles em uma única board.

 

Também evite descrever o painel como “vídeos”, pois você não intitularia os demais como “imagens”.

 

3. Mantenha seus vídeos curtos

 

O Pinterest é projetado para navegação rápida, portanto não deixe as pessoas se sentirem presas assistindo um vídeo longo. Naturalmente, haverá exceções em alguns temas de vídeo, como demos e Do It Yourself, que podem exigir mais tempo.

Em qualquer caso, certifique-se de listar a duração do vídeo, pois os internautas estão acostumados a vê-la em sites como YouTube.

 

4. Descreva o conteúdo do vídeo de forma clara

 

Nunca deixe o campo descrição em branco: as pessoas querem saber o que podem ver ainda antes de clicar no vídeo. Mesmo com uma imagem em miniatura atraente, e um assunto relevante, as pessoas continuam a ler o campo de descrição de um vídeo para se certificar de que vale a pena seu tempo.

 

5. Torne vídeos atraentes com títulos atraentes

 

Crie o seu próprio título original e descrição em vez de duplicar o que aparece na página do vídeo original, de modo a não aparecer “spam”.

 

6. Inclua o “Pin Me” nas anotações

 

Quando você estiver usando seus próprios vídeos a partir do YouTube inclua uma chamada à ação para o seu público. Basicamente, acrescente algo como “pin this video to Pinterest” ou forneça um link para o seu perfil no Pinterest como uma maneira de se conectar.

 

7. Acrescente o “Pin Me” no próprio vídeo

 

Você também pode inserir seu próprio call-to-action no conteúdo de vídeo que for criado para o YouTube. Basta incluir algo como “Siga-me em pinterest.com/nome”, assim como no exemplo acima. Ele torna-se um grande lembrete para que os usuários se envolvam com você de outra forma e em uma comunidade diferente.

 

8. Adicione o botão “Pin” ao lado do seu player de vídeo

 

Você provavelmente já sabe que pode adicionar o botão Pin em seu site ou blog. Pois você também deve inseri-lo logo abaixo do player de vídeo no seu site e páginas do blog. É apenas uma forma a mais de os visitantes chegarem ao conteúdo fundamental.

 

9. Crie uma campanha específica para o Pinterest

 

Algumas marcas já estão desenvolvendo campanhas de vídeo específicas para incentivar os usuários a segui-los no Pinterest e pinar seus itens.

 

Veja por exemplo a campanha apresentada por este vídeo:

 

 

10. Faça com que seus vídeos sejam repinados

 

O repinning é a prática com que qualquer usuário realmente constrói sua rede de seguidores. Uma maneira de fazer isso com vídeos é encontrar influenciadores do seu segmento que já tenham perfis no Pinterest, segui-los e incluir os seus vídeos em quadro de avisos. Certifique-se de notificá-los sobre isso na seção de comentários de seus pinos originais.

 

Melhor ainda, você pode criar um vídeo personalizado com comentários sobre algumas das mais interessantes “Pin-fluencers” em sua comunidade. Ambas são formas aceitáveis de chegar aos líderes do pensamento e líderes da marca.

 

Posts relacionados:

>>> REVIEW: uma visão fabulosa sobre o Pinterest

>>> 12 dicas para usar o Pinterest a favor da sua marca

>>> Redes sociais e clientes: como o mercado reage ao seu negócio

Posts relacionados:



Deixe uma resposta