Facebook Ads: nova estrutura para as campanhas de anúncio

O assunto não é novidade: atualizações de algoritmo e mudanças no comportamento do usuário tornam cada vez mais desafiador conquistar e engajar fãs. O próprio Facebook se posiciona para as empresas cada vez mais como uma mídia consolidada, não somente uma rede. É pensando nisso que, mais uma vez, Zuck traz novidades que vão simplificar o processo de conquistar audiências cada vez maiores aliando o poder se seu conteúdo com a influência de seu cartão de crédito. Confira as dicas de como fazer bonito!

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1. VISÃO GERAL

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Com a nova apresentação do Gerenciador de Campanhas (Ads Manager), ficou mais fácil e intuitivo criar e controlar campanhas. Isso ajuda a organizar com mais facilidade diferentes anúncios e analisar a performance de cada um deles, de acordo com objetivo, segmentação e verba.

 

DICA FABULOSA: Crie um padrão de nomenclatura que torne fácil escanear visualmente as campanhas em curso e, ao mesmo tempo, sejam organizadas cronologicamente ou alfabeticamente pelo Facebook. (Ex: 2014-MÊS Nome do Cliente – Objetivo da Campanha ou Nome do Cliente 2014/01, 2014/2, e assim por diante).  Assim você não precisa abrir cada uma das campanhas para encontrar uma segmentação específica.

 

 

 

2. ESTRUTURA DE CAMPANHA

 

A nova estrutura de campanhas tem três níveis: campanha, grupo de anúncios e anúncio, respectivamente.

 

DICA FABULOSA: Tenha clareza de qual é seu objetivo com a campanha e veicule testes antes de direcionar sua verba total para algum tipo de estratégia. Sobretudo nas primeiras vezes que você veicular anúncios, teste diversas estratégias e analise onde seu investimento tem reotnro maior e mais próximo do objetivo que procura alcançar. (Ex: invista R$ 50 reais para aumentar os fãs na página (Page Likes) e R$ 50 para aumentar os likes em posts (Page engagement) por pelo menos uma semana. Como uma variável influencia a outra no Edge Rank da fanpage, ao final da campanha um engajamento maior pode representar mais fãs interessados, ou um número de fãs maior pode contabilizar mais interações. O importante é reconhecer qual das duas estratégias trouxe um retorno maior e apostar a maior parte de sua verba de anúncios nela.

 

 

2.1. Passo 1 – Crie campanhas diferentes para cada objetivo

 

Liste os diferentes objetivos que você pretende alcançar com os anúncios e estruture campanhas diferentes para cada um deles:

 

– Controle grupos de anúncios ou anúncios singulares para diferentes propósitos, um para aumentar os fãs, outro para aumentar a interação e um terceiro modelo para direcionar o fã para algum lugar (site, aplicativo). Quando você estrutura campanhas assim, fica mais fácil analisar qual segmentação é mais rentável e qual consome mais recursos, podendo editar o investimento durante a execução da campanha para maximizar o resultado.

 

– Separados, fica mais fácil de monitorar também o resultado já alcançado de cada anúncio. Se um deles, por exemplo, já alcançou toda a segmentação programada, repetir o anúncio para as mesmas pessoas pode encarecer sua campanha.

 

– Fica mais fácil controlar o investimento se você definir um valor total que pode ser gasto na campanha e configurar diferentes anúncios a partir dela. Este investimento pode ser apontado na criação do primeiro anúncio, a partir do qual se adicionam dois, três ou quantas mais segmentações você planejar.

 

 

2.2 – Organize Grupos de Anúncio pela segmentação de audiência

Defina cada uma das audiências que você pretende atingir em cada um dos objetivos e crie grupos específicos de anúncios (ex: Mulheres de 18-35 anos em Porto Alegre). Você pode criar, por exemplo, anúncios com três imagens diferentes para um mesmo grupo de pessoas e identificar qual teve maior popularidade. Assim, se torna possível identificar o padrão de comportamento de seus fãs e definir estratégias mais sólidas para chegar até eles.

 

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DICA FABULOSA: Você pode usar opções de segmentação avançada para tornar ainda mais preciso e direto algum tipo de anúncio. Se um evento vai ocorrer para um grupo fechado de pessoas/interesse e a verba de anúncios é limitada, identifique interesses específicos em praças definidas e mire direto neles, já que a probabilidade de que eles se interessem pelo evento é maior do que a média geral de pessoas (ex: venda um curso para corretores de imóveis em Porto Alegre apenas para cidades da grande Porto Alegre, entre pessoas de uma faixa etária que coincida com a atuação profissional e tenham interesse específico em assuntos da área, como “imóveis”, “mercado imobiliário”, “venda”, “locação”, “empreendimentos” e até mesmo “corretor de imóveis”.

 

 

2.3 – Monitore a performance e realoque a verba

 

Depois de criado o anúncio, verifique diariamente como o investimento se comporta em cada um das segmentações, grupos e campanhas. Se você criou um grupo de anúncios para a mesma segmentação com três imagens diferentes e uma delas parece não “deslanchar”, não pense duas vezes: interrompa a segmentação mal sucedida e edite as demais com uma verba maior. Se o consumo de conteúdo das redes sociais é orgânico, as estratégias comercias por trás delas devem levar isso em conta e se adaptar cotidianamente.

 

Fonte: https://www.facebook.com/business

 

 

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