O passo a passo de uma Storytelling

Storytelling pode ser definido de várias maneiras, mas a que importa nesse caso é que se trata de uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento, utilizada pelo Homem muito antes do que qualquer mídia social. Para ser mais exato, há algo em torno de 30 a 100 mil anos, quando acredita-se que o Homo Sapiens Sapiens desenvolveu a linguagem.

 

Quantas vezes já ouvimos a frase “todos têm uma história para contar?” Muitos, talvez. Nós todos gostamos histórias, mesmo – e principalmente, ao que parece – usuários. 

 

 A narrativa , ou a metodologia com base nas regras da narrativa, está se tornando uma ferramenta popular entre os insiders que querem encontrar novas formas de comunicar com os usuários. Vejamos os passos básicos que irão (talvez) ainda não sabem.

 

Brainstorming

 

Reúna a sua criatividade, prepare uma boa xícara café, alguns petiscos e faça um balanço da situação. Defina seus objetivos, o que você quer se comunicar, a mensagem e a história que você quer contar. Seja inspirado pela vida de cada dia, influenciado por estudos de casos de sucesso e deixe o confronto ocorre em condições ideais, as ideias virão do sol.

 

grafico 01

O importante, então, é anotar em um papel, bloco de notas ou o que quiser para estar pronto para a próxima etapa.

 

Planejamento

 

Mesmo a emoção precisa de regras. Parece um pouco exagerado ler tudo de uma só vez, mas realmente é verdade: planejando o contar histórias é crucial. Assim que juntar as ideias que você precisa para organizar e construir sobre o resultado da fase criativa.   grafico 02

Descreva detalhadamente todos os passos na evolução da história que você escolheu para contar, os personagens e suas caracterizações, e mais importante, o momento em que isso vai acontecer e os veículos envolvidos serão úteis para acompanhar todo o trabalho.

 

Compartilhamento

 

Aproveitando a etapa anterior – um bom planejamento junto com uma forma bem elaborada de contar às pessoas a sua historia respeitando o tempo e o modo será mais fácil e o sucesso é garantido.

  A chave para obter uma história que envolve as pessoas e um viral é a paciência, a intenção de entreter e animar aqueles que segui-lo, mas, acima de tudo, as emoções.

 

Métricas

 

Neste ponto, o ciclo de narrativa parece que terminou. Mas não! É hora de medir, ou seja,  entender como, de fato, a história tem envolvido os usuários e tomado conta do público que a seguiu.   O fluxo gerado pelo contador, no entanto, deve ser seguido da primeira para a última fase, o monitoramento e classificação de cada acão, a fim de tornar mais fácil a análise e relatórios   Há uma infinidade de formas, com maiores ou menores graus de dificuldade e eficiência. A mais básica seria pegar a história real da sua marca, ou seja lá o que estiver querendo vender, e reorganizar os fatos de forma que estejam dispostos em uma estrutura de história.    Fonte: startup101

Posts relacionados:

  • Não há posts relacionados


Deixe uma resposta